Português (Brasil)

Estão abertas as inscrições para projetos de prevenção à violência

Estão abertas as inscrições para projetos de prevenção à violência

O objetivo é incentivar projetos que usam tecnologias para acabar com a violência contra grupos vulneráveis, como mulheres, crianças e idosos

Compartilhe este conteúdo:

Por: Redação Observtório 

 

Projeto violência contra mulher

Foto: Kat J via Unsplash

Por: Júlia Pereira

O laboratório de inovação do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e a Fundação Everis, ambos membros da aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain na América Latina e no Caribe (LACChain), estão lançando um desafio para encontrar projetos que previnam, mitiguem e controlem o abuso, maus-tratos e violência contra os grupos mais vulneráveis nos países da América Latina e do Caribe.

Podem participar do desafio nomeado ‘Blackchangel’ (Blockchain – Challenge – Angel) empresários, empresas, startups, ONGs, fundações, etc., de forma individual ou em consórcio.

No entanto, todos devem cumprir dois requisitos: propor soluções que tenham como base a tecnologia blockchain e que sejam aplicáveis em qualquer lugar da América Latina ou do Caribe.

Os organizadores buscam iniciativas que proponham soluções para as seguintes áreas complementares:

  1.   Área preventiva – Chega de vulnerabilidade – soluções que permitem, por exemplo, a geolocalização ou registro de comportamentos violentos, identificação de fatores de risco etc.
  2.   Área de atuação – Chega de impunidade – soluções que facilitem o registro e a autenticação online, com validade legal.
  3.   Área de controle – Chega de preconceitos – soluções que possibilitem, por exemplo, identificar as vítimas e ativar protocolos de ação correspondentes aos seus níveis de vulnerabilidade.
  4.   Área restaurativa – Chega de solidão – soluções que sejam ativadas online, de forma anônima, para assistência e atenção integral às vítimas.

Por meio do desafio, os organizações visam incentivar o uso de soluções tecnológicas inovadoras para atingir objetivos compartilhados pelo BID, BID Lab, LACChain e Fundação Everis, cada um na sua área de atuação.

Os projetos selecionados vão receber um pacote completo de aceleração, incluindo apoio econômico, empresarial e tecnológico dos organizadores, e ainda podem se tornar uma ferramenta essencial na luta contra problemas sociais.

O prazo para apresentação de propostas vai até o dia 29 de maio. Para mais informações, acesse o site.

Compartilhe este conteúdo:

Banner do Menu

 

Título: