Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já duram 15 dias e brigadistas do instituto e da Prevfogo combatem o incêndio por terra e pelo ar. Mesmo com os esforços no combate, o fogo se espalhou por uma área de mais de 25 mil hectares do parque.
84,50% do seu território queimaram e o fogo segue agora em direção as propriedades particulares — Foto: ICMBio
Uma das áreas de combate ao fogo fica às margens do Rio Cuiabá, em uma região fora do parque, onde o ICMBio presta apoio a comunidades ribeirinhas.
Segundo representante da ONG Fundação Ecotrópica, o parque faz divisa com a Reserva Particular do Patrimônio Natural de Dorochê. Mais de 84,5% da reserva foi atingida pelo fogo, que se espalha pela área há sete dias.
O representante da ONG disse ainda que além da instituição, trabalhadores de fazendas da região e equipes do Corpo de Bombeiros estão no combate, mas a área precisa de reforços de maquinários.
As chamas continuam avançando rápido pela área, que é de difícil acesso — Foto: ICMBio
No mês passado, outro incêndio atingiu o pantanal no Parque Estadual Encontro Das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço. O incêndio ocorreu por mais de 20 dias, foi extinto no dia 31 de outubro.
Foram queimados 24 mil e 700 hectares de vegetação, o que corresponde a quase 23% da área total desse parque.
Por G1 MT