Português (Brasil)

Primeira edição do casamento comunitário para casais homoafetivos será realizado em Cuiabá

Primeira edição do casamento comunitário para casais homoafetivos será realizado em Cuiabá

Cerimônia que deve acontecer nesta sexta-feira (28) deve reunir 12 casais.

Compartilhe este conteúdo:

Por G1MT

RONDA ARAGUAIA

A primeira edição do casamento comunitário para casais homoafetivos deve reunir 12 casais, na próxima sexta-feira (28), em Cuiabá.

A cerimônia ecumênica é promovida pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS). Além da oficialização matrimonial, os participantes terão festa com buffet, para os convidados dos casais participantes.

De acordo com o presidente do Conselho, Valdomiro Arruda, a iniciativa do projeto tem o objetivo de garantir cidadania, resgatar a dignidade humana e ressaltar o combate à intolerância e ao preconceito.

O vice-presidente do Conselho, Clóvis Arantes destacou que, para que o evento fosse bem organizado, os casais participantes tiveram que obedecer alguns requisitos, como a comprovação de carência financeira, pois não haverá custo para os noivos ou noivas.

 

Direitos adquiridos

 

Em 2011, Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Posteriormente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também permitiu o casamento civil entre homossexuais.

Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública.

Os direitos e deveres são os mesmos dos casais heterossexuais, preceitos fundamentais como igualdade, liberdade e o princípio da dignidade do ser humano – todos previstos na Constituição.

Compartilhe este conteúdo:

Banner do Menu

 

Título: