SES alerta para medidas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya
Cuidados são fundamentais para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão da doença
Por Thaís Fávaro | SES-MT
O mosquito Aedes aegypti é o principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya
Crédito - Reprodução Agência Brasil
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta para as medidas de prevenção às arboviroses, com cuidados redobrados para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.
Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início no mês setembro e segue até maio, existe a possibilidade de aumento na proliferação do mosquito transmissor, por isso a importância de se redobrar a atenção aos cuidados.
De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como: verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d'água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça a importância dessas medidas que, mesmo sendo simples, podem gerar um impacto muito positivo.
“Precisamos do apoio e empenho da população neste momento, que é decisivo na prevenção às arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Cerca de 75% da transmissão dessas doenças ocorre nas residências, por isso, a população tem em suas mãos o grande poder de combater o mosquito. É momento de unirmos forças contra a dengue”, declarou o secretário.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça que a prevenção ainda é a melhor estratégia contra as arboviroses.
“A forma mais eficaz de proteção é interromper o ciclo de vida do mosquito, por isso reforçamos as medidas para evitar água parada e manter os quintais limpos. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença para proteger não só os moradores, mas toda a comunidade”, acrescentou a superintendente.
Para mais dados relacionados ao número de casos de dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 37, disponível neste link.
Vacinação contra a dengue
Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Seciteci representará MT no maior evento de cidades inteligentes das Américas
Secretário Allan apresentará resultados do Prêmio Cidades Inovadoras Saiba Mais +
Governo de MT concede benefícios fiscais e fomenta setor de materiais de construção
Medida entrou em vigor a partir de 1º de fevereiro e que estará vigente até 31 de dezembro, podendo ser prorrogado Saiba Mais +
Governador transmite cargo para o presidente da Assembleia Legislativa
Mauro Mendes retorna ao cargo no dia 29 de dezembro Saiba Mais +
“Investimentos do Governo e nomeações de procuradores permitiram PGE ampliar atuação”, afirma procurador-geral do Estado
Francisco Lopes destaca que posse de novos servidores foram preponderantes para aumento nas respostas do órgão Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|