Saiba quando chamar e como agir ao pedir socorro médico do Samu
Orientações feitas por telefone são essenciais para o resgate e podem evitar que a vítima vá a óbito ou tenha sequelas permanentes
Por Assessoria | SES-MT
O SAMU é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192
Crédito - Secom
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fornece orientações sobre quando acioná-lo e também para a conduta da pessoa que acompanha a vítima durante o processo de socorro médico.
De acordo com a coordenadora do Samu, Silvana Kruger, as instruções repassadas pelos médicos do serviço, por ligação telefônica, são essenciais para os primeiros socorros e podem evitar que a vítima vá a óbito ou tenha sequelas permanentes.
“É essencial que a vítima ou o seu acompanhante saiba passar as informações corretas do ocorrido, para que possamos passar as primeiras orientações a fim de estabilizar a vítima e dar as instruções à equipe que prestará o atendimento no local”, explicou.
O Samu atende a população em situações de urgência e emergência 24 horas por dia e atua de maneira integrada com os demais serviços de saúde, prestando o primeiro atendimento a pacientes em risco. O serviço é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.
Como devo me comportar ao acompanhar uma ocorrência do Samu?
- Mantenha a calma;
- Fiquei próximo à vítima;
- Informe endereço, pontos de referência, idade, e se possível, doenças que o paciente possua;
- Descreva com clareza o acontecido, para receber as orientações necessárias;
- Siga as orientações passadas pelo médico.
Quando ligar para o Samu?
- Problemas cardiorrespiratórios;
- Queimaduras graves;
- Dor forte no peito (infarto);
- Engasgos;
- Acidentes ou traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Acidentes de trânsito com vítimas;
- Suspeita de infarto ou AVC;
- Crises convulsivas;
- Situações de urgência e emergência, com risco de morte ou sofrimento do paciente.

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