OAB questiona citação de profissão em boletim, mas direciona crítica a apenas um veículo local
Por Comando Geral
A ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Barra do Garças/MT publicou, na terça-feira (8), uma nota de repúdio contra o perfil /comandogeralbg, após a divulgação de uma notícia que identificava um suspeito de agressão como advogado. A informação, no entanto, foi retirada de um boletim de ocorrência oficial, registrado pela Polícia Militar, no qual constava expressamente a qualificação do suspeito como advogado.
A postura da OAB chamou atenção pelo fato de que, em vez de contestar diretamente a origem da informação — ou esclarecer os fatos de forma ampla —, a entidade optou por direcionar a crítica exclusivamente a um veículo de imprensa local. Isso apesar de a mesma informação já ter sido amplamente repercutida por outros meios de comunicação da região, incluindo portais de notícia e até o perfil oficial da própria Polícia Militar.
A subseção informou que apurou junto à sua base que o nome citado no boletim não corresponde a um advogado regularmente inscrito nos quadros da Ordem. Entretanto, a nota de repúdio não fez qualquer menção à origem do erro no boletim policial, tampouco buscou responsabilizar a fonte primária da informação. O foco foi a imprensa.
A seletividade da manifestação gerou desconforto e críticas, especialmente pela ausência de isonomia na responsabilização. Para alguns, a nota dá margem à interpretação de que houve tentativa de desqualificar ou constranger o trabalho de um único canal, enquanto outros veículos que divulgaram a mesma notícia — com base no mesmo documento oficial — não foram sequer citados.
Além disso, vale destacar que o perfil comandogeralbg, assim que tomou conhecimento do erro na qualificação profissional do suspeito, removeu a publicação de forma imediata, em respeito à verdade dos fatos e à classe da advocacia. Ainda assim, foi o único canal nominalmente responsabilizado na nota.
A liberdade de imprensa, embora deva ser exercida com responsabilidade, não pode ser restringida seletivamente, sob risco de comprometer o equilíbrio necessário entre o direito à informação e a proteção de categorias profissionais. Da mesma forma, o compromisso com a verdade exige que toda e qualquer manifestação institucional se baseie na totalidade dos fatos e não apenas em recortes isolados.
Embora legítima a preocupação com a imagem da advocacia, esperava-se da OAB uma postura mais abrangente, orientadora e transparente, reconhecendo a complexidade da situação e promovendo o diálogo construtivo com os meios de comunicação da cidade — que, assim como a advocacia, também desempenham papel essencial na democracia.
.jpg?=2712934-2)
Justiça destina veículo para resgatar animais de rua em Barra do Garças
A caminhonete será utilizada exclusivamente para atender às demandas do programa “Bem-estar Animal”. Saiba Mais +.jpg?=2710241-2)
Polícia Militar prende dois foragidos da Justiça por tráfico de drogas em Barra do Garças
Os dois suspeitos foram presos em duas ocorrências registradas pela PM Saiba Mais +
Homem é preso por agressão, ameaça, furto e posse de drogas em Barra do Garças
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Homem é preso por agressão, ameaça, furto e posse de drogas em Barra do Garças Saiba Mais +